terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Esperança

Parte 2


Continuando a análise do livro “Cristianismo Puro e Simples” (CS Lewis), o próximo tema é Esperança. Farei uma reflexão muito breve sobre ela.

O autor aborda a importância da esperança pela eternidade, enquanto muitos de nós esperamos melhorar o presente, nos focando no mundo de agora, acabamos que esquecendo o que está por vir. Idealizando o momento, nos frustramos e Lewis propõe três maneiras de lidar com isso: a Via do Tolo, onde a saída é culpar as circunstâncias usando o “e se” cotidianamente –“e se” eu tivesse casado com outra mulher–; a Via do Homem Sensato, que não espera muito das coisas nem se ilude mas acaba sufocando a vontade de ser feliz; e a Via Cristã, exprimida em um desejo que não pode ser satisfeito nesse mundo o que o leva a buscar tal satisfação na vida eterna.

Essa esperança na eternidade é, muitas vezes, reprimida por pessoas que não entendem a magnitude dessa virtude teológica. Tais incrédulos pensam que isso é uma maneira de escapar da realidade justamente pela educação utilitarista que lhes foi imposta, onde somente o hoje e o agora interessam, e acabam que deturpando o anseio pelo eterno. Lewis ainda exorta que quando ansiamos a eternidade, ganhamos este mundo, e se nos focamos neste mundo, perdemos os dois.
            Não deixe que a sociedade te imponha uma cultura utilitarista e reprima sua esperança na vida eterna. O que Deus tem preparado para nós é maior do que podemos imaginar: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam” (1Co 2:9). Cuide do presente, do agora, através da Via Cristã, que você verá essas palavras de Lewis se tornarem realidade na sua vida: “Se eu encontro em mim um desejo que nenhuma experiência desse mundo possa satisfazer, a explicação mais provável é que eu fui feito para um outro mundo” CS Lewis.

Maitê Beatriz Brueckheimer

Nenhum comentário:

Postar um comentário