terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Caridade

Oi! Estávamos tendo aulas de Métodos e Técnicas de Estudo com o professor Rolf Kruger e como tarefa, ele pediu que resenhássemos descritivamente 20 páginas. Eu escolhi 3 capítulos do “Cristianismo Puro e Simples” (CS Lewis), que fala sobre Caridade, Esperança e Fé. Vou postando aqui cada capítulo, separadamente. Espero que gostem.

C.S Lewis nos fala que caridade é amor no sentido cristão. Atualmente a caridade significa dar esmolas, ser legal com alguém de uma classe social inferior à sua, mas Lewis defende a ideia de que ela não é necessariamente uma afeição natural, mas sim uma atitude, afinal, amor no sentido cristão não é um sentimento e sim uma vontade, uma escolha e uma prática. Se não desenvolvemos naturalmente tal afeição pelo próximo, não estamos cometendo pecado, só não somos tão propensos a querer o bem de certas pessoas, assim, nosso dever é agir como se o quiséssemos. Da mesma maneira acontece com o amor: se nos perguntamos se amamos alguém, devemos agir como se amássemos e então desenvolveremos um sentimento bom por essa pessoa. E a regra também vale para o contrário, quando agimos com maldade, iremos cada dia desgostar mais da pessoa.

A diferença entre um cristão caridoso e um ímpio caridoso é a intenção: o primeiro procura tratar todos os outros com bondade, consequentemente o levando a gostar de um número maior de pessoas, enquanto o segundo só faz o bem a quem gosta. A primeira intenção é comparada ao amor que Deus tem pelo homem e vice-versa. Se você quer amar a Deus, aja como se o amasse. Mas ficar sentado esperando que o sentimento apareça de modo sobrenatural em nosso interior não é a solução. CS Lewis nos desafia a sair do nosso comodismo sentimental e agir. Isso deve ocorrer de modo altruísta, sem esperar reconhecimento.
                Lewis mostra a importância da atitude e da vontade em despertar o amor ao próximo para fazer o bem porque naturalmente, não queremos isso. Que possamos buscar a bondade e a caridade em Deus e aplicá-la ao próximo cada dia mais, amando-o como a nós mesmos.

Maitê Beatriz Brueckheimer

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Sim, esse texto já foi postado, mas tenho em mente passar pra vocês os 3 posts a respeito da analise do livro, entao preciso que voces tenham em mente esta primeira parte...

lembrando que temos JEAP todos sábado as 19:30

abraços e fiquem com DEUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário