sábado, 10 de setembro de 2011

Quem você ama: Deus ou o pecado?


“Não se deve amar ao mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo –a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens– não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” (1Jo 2:15-17)
Nessa palavra, Deus quer nos advertir em relação ao mundo: não o mundo das pessoas (Jo3:16) nem o mundo criado (Jo17:24) mas o mundo ou âmbito do pecado: ostentação da carne, dos olhos e dos bens. Em Tiago 4:4 lemos “Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.” Aqui, se usa o termo adúlteros para aqueles espiritualmente infiéis, que amam o mundo em vez de amarem a Deus, consequentemente formando inimizade com Deus,  logo, para sermos amigos de Deus devemos amar a Deus e fazer a Sua vontade pois “aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (1Jo2:17).
Mas como fazer a vontade de Deus? Em Mateus capítulo 5, 6 e 7 lemos o Sermão do Monte: um apelo moral que conclama a uma vida baseada na ética cristológica com um padrão tão elevado que Jesus o proferiu consciente de que não conseguiríamos cumpri-lo, mas podemos tomar como um exemplo a ser seguido. É no Sermão do Monte que fala que nós, cristãos, devemos ser luz do mundo e sal da terra (Mt5:13-16) e nele lemos orientações sobre amor, ajuda, jejum, oração, julgamento, adultério e sobre tesouros que devemos buscar : “Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam”(Mt6:19) pois “assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus” (Lc12:21). “Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam” (Mt6:20).
Acumulando tesouros no céu, que representam qualquer coisa feita aqui na terra com valor eterno, estaremos fazendo a vontade do Pai, sendo ricos para com Deus e permanecendo para sempre: na vida eterna. Não amemos ao mundo, nem busquemos os tesouros que ele oferece que é o pecado, pois essas coisas passam e “a traça e a ferrugem destroem”.  Que possamos ser fiéis espiritualmente, amando a Deus acima de todas as coisas (Ex20:3) “Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.” (Mt6:21).
Maitê Beatriz Brueckheimer.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Continuação em casa do primeiro estudo sobre os patriarcas...

Por causa do Gálatas 3.6-9, é importante que nós nos familiarizemos com as promessas específicas em Gênesis 12.2-3.  Por favor, faça um círculo na margem das Escrituras cada vez que Deus promete “Eu farei”.

Sublinhe a conclusão da promessa de Deus – o resultado das ações do seu “Eu farei”.

Pense em alguns exemplos de como Deus tem te abençoado para abençoar outros.

Considere todas as coisas que “Terá” poderia representar na sua jornada com Deus.

Leia Gênesis 12.10-20 todos os dias dessa semana.
Não esqueçam do nosso combinado! Queremos começar as 19:30 em ponto de hoje em diante. Então chegue mais cedo para que possamos passar mais tempo juntos!
Abraço a todos e fiquem na paz do Senhor. Uma ótima e abençoada semana pra nós!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário