terça-feira, 6 de setembro de 2011

Independência e Morte!



No dia 7 de setembro simbolicamente comemora-se a independência do Brasil, quando D. Pedro bradou: “Independência ou morte”, a partir de então, nosso País começa a ter autonomia política em relação ao Reino de Portugal.

Pensando sobre essa data comemorativa, fui parar naquele jardim, O Jardim no Éden. Foi lá que aconteceu o maior evento emancipatório da história da humanidade, quando Adão e Eva gritaram as margens do “rio Eufrates”: Independência e Morte.
Segundo o texto de Gn. 3.3 o casal estava ciente de seu futuro caso comecem o fruto, afinal Deus disse: “Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão”.

Adão e Eva escolheram caminhar sozinhos, terem conhecimento do bem e do mal. O autor bíblico utiliza a figura de uma árvore, visto essa figura simbolizar o conhecimento humano no Antigo Oriente. Tudo então fica claro: o autor quer nos dizer que um dia a humanidade decidiu caminhar sozinha, independente, seguindo sua própria sabedoria, seu próprio conhecimento. O autor ainda faz questão de utilizar o termo hebraico Adam (que significa humanidade) tanto para o relato da criação como para o da queda, em outro texto expliquei o porque disso:

A origem do pecado está na humanidade, está em Adão (Rm 5.12). Adão e Eva são personagens coletivos, representam a humanidade em geral. Paulo diz: em Adão todos pecaram (1Co 15.22). Adão é personalidade corporativa! Não há como atribuir culpa somente a um ancestral, utilizando-o como “bode expiatório”. A queda repete-se em cada pessoa, pois todos pecam. Ninguém está em condições de começar da estaca zero, pois a humanidade traz consigo a marca do pecado.[1]

Emancipar-se de Deus foi a maior estupidez da humanidade. Nosso rastro histórico tem provado que nossa independência de Deus, que é sinônimo de dependência do pecado, só nos conduz ao caos e ao abismo. O ser humano autônomo é desorientado, pois, foi programado para Deus.[2]

“Fizeste-nos para Ti, e inquieto está o nosso coração, enquanto não repousa em Ti”
Agostinho em suas Confissões.


[1] http://ocioteologico.blogspot.com/2008/08/origem-do-mal-rascunho-de-um-pensamento.html
[2] Idem.
* A imagem é parte da obra do artista Masaccio, retirada do site Artetropia.

>Nosso querido, Rodrigo Bibo. Visitem: www.bibotalk.com

~~~~~~~~~~~~~~~~~
Hoje tivemos um post especial de feriado! Todo mundo em casa, então vamos tornar o nosso tempo útil.
Avisos de la paróquia: sábado(10/09) é o que? SÁBADO LEGAAAAAL!! Aaai que...... LEGAAAAAL!!! hahaha..... Geeeente.... vamos cuidar do estacionamento da igreja e arrecadar fundo pra nossa Noite Jovem. Além disso, ao longo do dia haverá evangelismo. Compareçam! De manhã está a Carla de responsável e à tarde eeeeu, Guilherme!! haha.... Lembrando, ainda, que nesse sábado começam nossos estudos dos patriarcas com o Quest!! Vai ser bem especial. E domingo que vem (18/09), vai ter evangelismo no Morro do Meio em Joinville. Interessados falar comigo ou com o Pastor Daniel!!

No mais é isso! Beeeo, valeu por ter postado! eu estava fazendo as minhas "bozices", como vc disse!! hahaha....
abração a todos e fiquem com Deus
um ótimo feriado pra nóis!! haha
abração especial pro Bibo que cedeu este super texto pra nós!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário