quarta-feira, 23 de maio de 2012

Que Tédio!




Desde Josué até Ester podemos perceber a fidelidade de Deus abrindo o rio Jordão, entregando a terra prometida, castigando quando necessário e libertando o povo quando oprimido e/ou cativo por intermédio de pessoas escolhidas por Ele. Além disso, ao ler tais livros, conhecemos um Deus de amor, um Deus que não faz acepção de pessoas: usa desde homens importantes até mulheres moabitas, indo na contra mão da sociedade daquela época. O cerne da questão dos livros históricos é o senhorio de Deus sobre o povo.

O valor da palavra de Deus é evidenciado na história: quando o povo se afasta e esquece da palavra, cai em transgressão e quando se volta à mesma, aproxima-se de Deus. Hoje, nós termos o acesso à tal bem valioso é um tremendo privilégio. Ter a consciência de que Deus fala, admoesta, exorta a nós por intermédio de livros considerados “chatos”, “tediosos” e “redundantes” é de suma importância na leitura e estudo dos mesmos.

O senhorio de Deus sobre o povo de Israel é o mesmo senhorio que Deus quer exercer em nossas vidas, hoje e sempre. Assim como o povo se relacionava com Deus nós também o fazemos: muitas vezes nos afastamos da palavra, esquecemos de Deus, queremos caminhar com nossas próprias pernas e, sempre de novo, Deus vem ao encontro do povo, ao encontro de nós. Deus Pai, Todo Poderoso, Criador do céu e da terra, não esquece dos seus.

Outra coisa que o povo – e nós – precisou aprender é a ter a paciência e esperar no tempo de Deus. Quantas vezes chegamos a Deus com uma extensa lista de pedidos e expectativas que já deveriam ter sido atendidas “pra ontem”? O povo teve que esperar para tomar posse da terra prometida e mesmo quando o fez, não foi “mil maravilhas”. Devemos ter em mente que as coisas acontecem conforme o tempo e a vontade dEle.
O principal é: PRECISAMOS DO SENHORIO DE DEUS EM NOSSAS VIDAS. Somente com Ele seremos fortes e corajosos, não temeremos e não nos espantaremos por o Senhor, nosso Deus, estará conosco por onde quer que andemos! (Josué 1:9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário